Bauru recebeu minicurso sobre projetos sociais e atuação em rede - MPSP - Escola
Bauru recebeu minicurso sobre projetos sociais e atuação em rede
Evento ministrado pelo promotor Enilson Komono destacou de forma negativa o individualismo
A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e o 10º Núcleo Regional (Bauru) promoveram, na última terça-feira (27 de junho), o minicurso "Projetos Sociais e Atuação em Rede", no auditório da sede da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) em Bauru.
O evento contou com a presença de sessenta e oito pessoas, entre promotores, servidores e estagiários do MP, bem como membros da sociedade.
O promotor de justiça Enilson David Komono foi o expositor, e iniciou sua fala discorrendo sobre o trabalho voluntário no Brasil. Após tecer considerações a respeito da Lei 9.608/98, que disciplina a matéria, frisou que o nosso país ocupa o 68º lugar no mundo em serviço voluntário, pois apenas cerca de 18% da sua população o pratica.
Essa insatisfatória posição, segundo ele, se deve à difusão de uma cultura individualista na nossa sociedade. Prega-se que o indivíduo "será feliz se conseguir viver isolado, fugindo de todos os problemas sociais", lamentou Komono. O promotor apresentou a todos os presentes as obras sociais de que participa, como a escola de skate que fundou e onde também dá aulas do esporte a crianças e adolescentes, bem como a casa de abrigo "Wise Hope" e a creche "Sementinhas".
A palestra foi inspiradora, pois o expositor conseguiu demonstrar que as vidas de muitos podem ser transformadas pelo trabalho voluntário. Enilson lembrou que a essência desse trabalho é o princípio africano conhecido como "Ubuntu: uma pessoa só é feliz quando todas são felizes". Ele concluiu seu discurso ressaltando que "o que faz os projetos sociais funcionarem são as pessoas, não é dinheiro, não é estrutura".