Congresso Virtual de Saúde Pública tem início na Escola Superior do MPSP - MPSP - Escola
Congresso Virtual de Saúde Pública tem início na Escola Superior do MPSP
Palestra de abertura foi feita por Eugenio Zaffaroni, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos
Nesta quarta (7/10) aconteceu a abertura do "Congresso Virtual de Saúde Pública”, que tem como tema principal “O Brasil e a pandemia da COVID-19”. O evento, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da ESMP, já conta 1,1 mil visualizações. Para assistir ao evento, clique aqui!
A exposição de abertura ficou a cargo de Eugenio Zaffaroni, jurista argentino, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que falou sobre o tema “Saúde, racionalidade e proporcionalidade”.
Durante o evento, os principais temas abordados foram direitos humanos, interesses econômicos, liberalismo, totalitarismo, endividamento dos países, terceirização do trabalho nos países pobres, corrupção, degradação do meio ambiente, população carcerária, entre outros.
Falando sobre o conceito de saúde, Mário Sarrubbo, procurador-geral de Justiça, relembrou que “saúde é democracia e democracia é saúde”. Dessa forma, o Ministério Público “é o guardião da democracia, então também é guardião da saúde”.
“Saúde é um conceito muito mais amplo do que ausência de doença, envolve bem-estar físico, mental, político, envolve ausência de medo. Saúde é um direito muito amplo, inerente a uma democracia saudável”, alertou Mário Sarrubbo.
Em relação ao papel da Escola, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, diretor da ESMP, ressaltou a importância da criação do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à pandemia da Covid-19 do MPSP, que reúne promotores de Justiça e especialistas em saúde.
“Após a criação do grupo de enfrentamento à COVID-19 pela Procuradoria-Geral de Justiça, a Escola pôde apoiar neste debate, realizamos conjuntamente mais de 20 eventos para tratar de assuntos relacionados à saúde no contexto da pandemia, não apenas com uma discussão interna, mas com participação da sociedade”, argumentou Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.
Também participaram da abertura do evento Teresa Exner, corregedora-geral do MPSP; Mário Malaquias, procurador de Justiça secretário especial de políticas cíveis e de tutela coletiva; Arthur Pinto Filho, promotor de justiça de direitos humanos; e José Fumach, promotor de Justiça assessor da ESMP.