Temas diversos

Cooperação jurídica entre Brasil e Suíça é tema de debate

Evento faz parte da série “Diálogos internacionais”

Nesta quarta (15/7) aconteceu o evento “Diálogos Internacionais - Cooperação jurídica internacional: aspectos práticos” com transmissão ao vivo pelo Youtube da Escola Superior do Ministério Público, que já conta com mais de 700 visualizações. 

Para este evento convidamos Maria Schnebli, procuradora federal do Ministério Público da Suíça, pós-graduada em Direito / Programa LLM da Universidade de Zurique e do Instituto de Estudos Europeus.

Durante o evento os principais temas debatidos foram a forma de organização do Ministério Público da Suíça, ações em conjunto com outros países, tratados de cooperação, competências das esferas de poder do sistema de Justiça, influências no pedido de colaboração, procedimentos para obtenção de informação, entre outros.

A mediação do evento foi feita por Silvio Antonio Marques, promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social do Ministério Público de São Paulo. Já a presidência da mesa ficou a cargo de Mylene Comploier, promotora de Justiça Assessora da ESMP.

Na abertura do evento, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, diretor da ESMP, destacou que um cenário de intensificação das relações entre as nações e com a amplitude da atuação do crime organizado é necessário “cada vez mais um Estado proativo e colaborativo, pois as relações jurídicas não se processam unicamente dentro de apenas um Estado, sendo necessário pedir apoio a outros Estados para que se satisfaça a pretensão por Justiça”.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

Abertura do evento Procuradora da Suíça Maria Schnebli Promotor de Justiça Silvio Antonio Marques

Notícias relacionadas