Temas diversos

Escola debate colaboração premiada e modelo de investigação criminal

Evento marcou encerramento do Simpósio de Investigação e Enfrentamento à Criminalidade Organizada

Procurador de justiça Pedro Demercian e promotor de justiça Alexandre Rocha de MOraes A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) promoveu o terceiro encontro do “Simpósio de Investigação e Enfrentamento à Criminalidade Organizada” nesta quinta-feira (27/04). O evento ocorreu na sede da ESMP em São Paulo e reuniu membros e servidores do Ministério Público estadual. Outros dois encontros ocorreram em fevereiro e março.

O promotor de justiça e assessor da ESMP Alexandre Rocha Almeida de Moraes destacou que o simpósio é um evento estratégico para a Escola e para a Instituição porque os encontros promovidos têm o objetivo de debater um novo modelo de investigação criminal.

Para ele “o modelo de investigação que temos hoje é um modelo de transição, um modelo em construção. Por isso, devemos nos questionar sobre qual modelo queremos”. Em sua visão, a investigação criminal tem que ser mais proativa, mas ressaltou que já existem modelos de excelência: os grupos de investigação a exemplo do GAECO e GEDEC. 

Ele acrescentou a preocupação da Escola em fomentar a participação de procuradores de justiça nos três encontros “porque a atuação deles é referência no estudo e preparo desses temas, principalmente porque os grupos de trabalhos que serão compostos hoje debaterão as diretrizes dos modelos de investigação. Assim, as conclusões serão construídas em conjunto com a segunda instância do Ministério Público”, concluiu o assessor da ESMP.

Colaboração premiada foi o tema da palestra proferida pelo procurador de justiça Pedro Henrique Demercian, mestre e doutor em Direito Processual Penal.

Demercian salientou que o tema em destaque tem gerado bastante interesse por parte dos membros e servidores do MP, inclusive nos minicursos sobre colaboração premiada que tem ministrado nos núcleos regionais da ESMP. 

Mesa de debates

 

Mesas de debates e grupos de trabalho

Logo após a exposição inicial, foram realizadas mesas de debates sobre o tema “Ferramentas de investigação disponíveis ao Promotor Criminal no enfrentamento da criminalidade violenta e organizada” com os promotores de justiça Richard Gantus Encinas (GAECO/Capital), Amauri Silveira Filho (Secretário do GAECO) e Mylene Comploier (Coordenadora do CAEx).

No período da tarde a discussão foi sobre o tema “A Construção de um modelo de Política de Investigação Criminal”. Os participantes do evento se organizaram em grupos de trabalho para debate. 

O evento foi uma realização da Escola Superior do MP, que contou com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Associação Paulista do Ministério Público (APMP).

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas