Escola inicia curso de adaptação de 67 promotores substitutos - MPSP - Escola
Escola inicia curso de adaptação de 67 promotores substitutos
Diretor da ESMP destacou a defesa dos interesses da sociedade
A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) deu início, na tarde desta quinta-feira (14/6), ao módulo premilinar do Curso de Adaptação para os 67 promotores de justiça aprovados no 92º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de São Paulo. Nesta fase, os novos promotores receberão orientações por dois dias, retornando durante todo o mês de agosto para curso de adaptação.
Na abertura do curso, o Diretor da ESMP Antonio Carlos da Ponte ressaltou a importância do trabalho do promotor de justiça perante a sociedade, pois “o promotor deve ter compromisso com a lei e com a consciência”.
Antonio Carlos da Ponte também salientou a relevância social das funções que os novos membros do Ministério Público irão exercer. “Os destinatários da atuação do MP são os mais humildes, os excluídos socialmente, os que não têm força política ou econômica e também aqueles que têm sede de Justiça”, argumentou.
Falando diretamente sobre a atuação dos promotores, que começará na próxima segunda-feira (18/6) nas Comarcas de todo o Estado, o Diretor da ESMP salientou a importância das funções, do atendimento ao público e do curso de adaptação.
“Para realizar nosso trabalho precisamos ouvir pessoas, atender diretamente à população. Por vezes, ouviremos relatos que não tem relação nenhuma com o direito. Por isso, o curso na ESMP vai evidenciar a rotina do trabalho, apoiará na troca de experiências e vai fazer com que avancemos no papel defender a sociedade”, concluiu Antonio Carlos da Ponte.
Também participaram da mesa de abertura do evento os promotores de justiça e assessores da ESMP Alexandre Rocha Almeida de Moraes, Karina Beschizza Cione, Reynaldo Mapelli Junior, Roberto Barbosa Alves e Yoon Jung Kim.
Ao explicar brevemente as atividades do curso de adaptação, Antonio Carlos da Ponte destacou a importância presença dos promotores de justiça e ex-assessores da ESMP Fernando Vidal Akaoui, Flávio Turessi, Ieda Bignardi, Romeu Zanelli e Silvia Chakian.
O evento segue na data de amanhã (15/6) em que haverá apresentação da Corregedoria-Geral do MPSP, da Procuradoria-Geral de Justiça e também da Associação Paulista do MP.
Grupos de trabalho
Após a abertura do evento, os promotores de justiça substitutos foram divididos em 5 grupos de trabalho para debater a atuação do Ministério Público na área criminal, difusos, júri, audiência de custódia, violência de gênero, entre outros.
As exposições foram feitas pelos promotores de justiça assessores da ESMP e também pelos promotores que já atuaram na Escola.
Os promotores de justiça substitutos também fizeram a emissão do certificado digital emitido pela Imprensa Oficial.