ESMP promove evento sobre direitos humanos e princípio da não-discriminação - MPSP - Escola
ESMP promove evento sobre direitos humanos e princípio da não-discriminação
Evento faz parte do ciclo de comemoração aos 30 anos da Constituição Federal
A Escola Superior do Ministério Público promoveu o "Simpósio de Direitos Humanos, Princípio da Não-discriminação e Identidade na Sociedade Democrática". O evento aconteceu na última quinta-feira (22/11) na sede da ESMP, sendo transmitido ao vivo pela internet.
A abertura do evento foi feita pelo Promotor de Justiça Assessor da ESMP Reynaldo Mapelli, pelos Procuradores de Justiça Joiese Filomena Teoto Buffulin Salles (Conselho Superior) e Tiago Cintra Zarif (coordenador do CAO-Cível).
O evento faz parte do Ciclo de eventos em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal.
Exposições
Os primeiros temas debatidos foram: gênero, etnia e nacionalidade. A exposição sobre gênero foi feita por Silvia Pimentel (professora da PUC/SP) e Beatriz Accioly de Almeida (antropóloga da USP) com mediação de Júlio Botelho (procurador de justiça).
Já os temas sobre etnia e nacionalidade foram debatidos por Patrícia Gorisch (professora da UNISANTOS) e Eduardo Ferreira (promotor de justiça) com mediação de José Avelino Grota (procurador de justiça).
No período da tarde, os temas discutidos foram: raça, religião e pessoa com deficiência. A exposição sobre raça foi feita por Lia Schucman (doutora em psicologia social) com medicação de Vidal Serrano Nunes Junior (procurador de justiça).
As palestras sobre religião foram realizadas por Rodney William (doutorando em antropologia) e Antonio Minhoto (doutor em Direito Público) com mediação de Alfonso Presti (procurador de justiça). Essa exposição teve a participação especial do diretor da ESMP Antonio Carlos da Ponte.
O último debate do dia abordou o tema da pessoa com deficiência. A exposição ficou a cargo de Lauro Ribeiro (promotor de justiça) e Daniela Rodrigues dos Santos (oficial de promotoria) com mediação de Deborah Kelly Afonso (promotora de justiça).