Temas diversos

Impacto social na vida das mulheres durante a pandemia é tema de webinar na ESMP

Série Mulheres e Direitos abordou as diferentes realidades da mulheres e o papel do MP

Nesta quarta-feira (28/07), aconteceu o webinar “O que é ser mulher na pandemia”. O evento faz parte da série Mulheres e Direitos e foi transmitido ao vivo pelo canal da Escola Superior do MPSP no YouTube. 

Clique aqui para assistir ao evento 

A pandemia causada pelo coronavírus já alcançou a triste marca de 552 mil mortos apenas no Brasil. Diante de diferentes realidades vividas por mulheres em todo o país e o impacto social, qual o papel do MP neste contexto?  

Esse foi um dos objetivos do webinar, bem como refletir sobre os efeitos da pandemia na mulher mãe de crianças fora da escola, na mulher profissional, do SUS, da ciência, que trabalhou no desenvolvimento das vacinas, e da mulher que esteve nas ruas para cuidar das mulheres trans, essas, ainda mais invisíveis socialmente. 

A exposição foi realizada por Ana Laura Prates, psicanalista, escritora e editora; Mychelle Alves, pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz; Suzy Santos, presidenta da Casa sem Preconceito (Casa de Acolhimento para a População LGBTQIA+ em Vulnerabilidade Social) e redutora de danos do Consultório na Rua de Campinas. 

Já a mediação foi feita por Susana Henriques da Costa, promotora de Justiça e chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de justiça do MPSP e professora da Faculdade de Direito da USP. 

Abertura do evento Palestrantes do evento Palestrantes do evento

Sobre a série

A série Mulheres e Direitos busca aproximar e agilizar o diálogo com a sociedade civil e com a comunidade científica sobre a situação da mulher e a garantia de seus direitos no Brasil.  

Já foram realizados quatro eventos: “O que é ser mulher negra e branca no Brasil?”, “A mulher indígena e quilombola e o papel do MPSP”, “A mãe do luto e da luta” e “O que é ser mulher lésbica e trans no Brasil”. 

Notícias relacionadas