Temas diversos

Maria Silvia Reale Ferrari: uma singela homenagem da Escola Superior do MP

Promotora foi assessora da ESMP de 2011 a 2013

Promotora de justiça Maria Silvia A promotora de justiça Maria Silvia Garcia de Alcaraz Reale Ferrari ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo em dezembro de 1996. Iniciou suas atividades na Promotoria de Justiça de Itaquaquecetuba. 

Com 20 anos da carreira no Ministério Público, atuou como promotora substituta em mais de 20 cidades como Suzano, Cotia, Piracicaba, Campinas, Limeira, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Porto Ferreira, entre outras. Como titular na capital, teve destaque na promotoria criminal e no I Tribunal do Júri. Ultimamente, atuava na Câmara Especial de procuradores de justiça.

Sua designação como assessora da Escola Superior veio em fevereiro de 2011, se estendendo até maio de 2013. Nesse período, sua atuação foi de extrema importância na organização de eventos com especial destaque no concurso de estagiários e no curso de adaptação dos promotores substitutos. 

Na Escola Superior, Maria Silvia Reale também promoveu debates sobre o tema das eleições em todas as regiões do Estado. Grande parte desses encontros, realizados em 2012, tinha como principal objetivo discutir a chamada “Lei da Ficha Limpa” e sua aplicabilidade. A promotora também participou da comissão que promoveu o 1° Congresso Criminal do MPSP em 2011.

Na carreira acadêmica, era mestre em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora de Direito Penal pela mesma universidade.

Maria Silvia Garcia de Alcaraz Reale Ferrari deixa um legado de trabalho, dedicação e compromisso com a atuação no Ministério Público. Nascida no dia 11 de julho de 1971, faleceu no dia 31 de março de 2017, aos 45 anos. Sua alegria, força e compromisso com a sociedade, certamente, são boas lembranças aos que tiveram a grata oportunidade de conhecê-la. Esse é um singelo testemunho aos familiares da mulher e promotora que deixará saudades.

 

Notícias relacionadas