Temas diversos

Primeiro dia do Congresso de Meio Ambiente debate as emergências climáticas

Impactos ambientais e urbanísticos na sociedade foi o principal tema da palestra de abertura

Nesta quarta-feira (20/10), aconteceu a abertura do 25º Congresso de Meio Ambiente e 19º de Habitação e Urbanismo do MPSP. O evento foi transmitido ao vivo pela plataforma Teams para integrantes dos Ministérios Públicos, da Polícia Ambiental de São Paulo e juízes estaduais e federais. 

De acordo com vários organismos internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), a mudança climática é real e as atividades humanas, em grande parte a liberação de gases poluentes da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás), é a principal causa. 

As exposições foram feitas por Gabriel de Jesus Tedesco Wedy, juiz federal, professor e coordenador da disciplina de Direito Ambiental na Escola Superior da Magistratura Federal; e Caio de Souza Borges, advogado e coordenador do Portfólio de Direito e Clima do Instituto Clima e Sociedade. 

Os integrantes do MPSP que não acompanharam o evento poderão assisti-lo pelo canal de Stream da ESMP

Abertura do evento Encerramento do evento

Congresso 

O evento continua nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/10) com palestras no período da manhã e da tarde. Para conhecer a programação completa, clique aqui! 

Realizado há 25 anos, o Congresso do Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo entende que há ainda muitos desafios na implementação de direitos fundamentais como saneamento básico, acesso a água, qualidade do ar e proteção das florestas, especialmente frente aos desafios climáticos que impactam os centros urbanos e o meio ambiente. 

Notícias relacionadas