Projeto “A Universidade vai à Escola” recebe alunos da PUC/SP - MPSP - Escola
Projeto “A Universidade vai à Escola” recebe alunos da PUC/SP
Estudantes foram recebidos pelo diretor e por assessores da ESMP
O projeto “A Universidade vai à Escola” recebeu alunos do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) na tarde da sexta-feira, 24 de março.
O diretor da ESMP, Antonio Carlos da Ponte, juntamente com os assessores Fernando Reverendo Vidal Akaoui e Romeu Galiano Zanelli Júnior apresentaram aos estudantes as atividades da Escola, os projetos em andamento e a função por ela desempenhada na formação e no aperfeiçoamento de membros, servidores e estagiários do Ministério Público, além do público em geral.
Também foi abordado o papel institucional do Ministério Público, desde suas funções definidas pela Constituição Federal até o trabalho do promotor de justiça na atividade-fim, tanto nas promotorias de entrância inicial como nas de entrância final.
Antonio Carlos da Ponte disse aos alunos que “a presença dos estudantes no Ministério Público representa a oxigenação da instituição. Se nós queremos mudar o mundo, temos que dar poder aos meninos; e hoje, os meninos são vocês”. E acrescentou “hoje a Escola se torna maior com a presença de cada um de vocês”.
Romeu Zanelli falou sobre os princípios e as funções institucionais do Ministério Público, a atuação judicial e extrajudicial dos membros da instituição e o trabalho dos promotores de justiça junto ao Tribunal do Júri.
Fernando Akaoui expôs sobre a atuação ministerial nos casos referentes a interesses difusos e coletivos, tanto nos inquéritos civis instaurados pelo Ministério Público como nos processos judiciais.
Ao final, os estudantes fizeram perguntas aos membros sobre os assuntos debatidos.
Estiveram presentes 67 alunos da PUC/SP, os quais receberam certificado de participação na atividade.
O projeto “A Universidade vai à Escola” visa aproximar a ESMP dos alunos que cursam Direito nas Universidades do Estado de São Paulo, a partir de visitas que permitam o aprendizado sobre o seu funcionamento, o papel do Centro de Estudos na formação e aperfeiçoamento dos membros, estagiários e servidores do Ministério Público de São Paulo, bem como a respeito dos cursos e eventos da Escola.