Reunião ampliada debate residência inclusiva e serviços terapêuticos - MPSP - Escola
Reunião ampliada debate residência inclusiva e serviços terapêuticos
Durante o encontro, foi lançada uma cartilha sobre o assunto
Nesta quinta-feira (3/3), aconteceu a reunião ampliada “Residências Inclusivas e Serviço Residencial Terapêutico”. Transmitido ao vivo pela plataforma Teams, o encontro contou com a participação de membros e servidores do MPSP.
Durante a reunião, aconteceu o lançamento da cartilha Residências Inclusivas e Serviço Residencial Terapêutico, bem como o debate aprofundado do tema e análise das semelhanças e diferenças na perspectiva do atendimento territorializado.
Residência inclusiva é uma unidade que oferta serviço de acolhimento institucional, no âmbito da proteção social especial de alta complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.
Os expositores do evento foram Fabiano Boghossian Esperança, psicólogo do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT) do MPSP na Regional de Araçatuba; Juliane Fernandes Simões de Mattos Andrade, também psicóloga do NAT do MPSP na Regional de Franca; Pedro Henrique Marinho Carneiro, professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP; e Fernanda Penatti Ayres Vasconcelos, fisioterapeuta sanitarista pela Fiocruz e Diretora de Planejamento e Articuladora de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde da Regional de Campinas.
Já a mediação foi feita por Eduardo Tostes, promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Saúde Pública do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva do MPSP (CAO Cível); e Cristiane Correa de Souza Hillal, promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Inclusão Social do CAO Cível.
O encontro é uma realização da ESMP em parceria com o Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva do Ministério Público de São Paulo.