Temas diversos

Reunião com promotores e especialistas em saúde debate combate ao coronavírus

Isolamento social, testagem e uso de máscara foram alguns dos temas discutidos

Foto reunião webinar A reunião ampliada dos promotores de Justiça da saúde com os médicos Caio Rosenthal e Gonzalo Vecina Neto aconteceu nesta sexta (15/5) e contou com cerca de 200 participantes, dentre eles, o Procurador-Geral de Justiça, Mario Sarrubbo e o diretor da Escola Superior do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que acompanharam todo o evento. 

Com o objetivo de obter subsídios para orientar a atuação dos promotores de Justiça de todo o Estado, os especialistas apresentaram um panorama da contaminação pela Covid-19 no Brasil, abordaram a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos hospitais particulares, compartilharam informações sobre prevenção, e defenderam a manutenção do isolamento social.

Nesse contexto, os promotores de Justiça que atuam diretamente na área de saúde puderam debater formas mais eficazes de combate ao coronavírus.

Para o médico Gonzalo Vecina Neto existem “três componentes críticos  que aumentam a contaminação: densidade populacional, mobilidade e desigualdade social”. Por isso, o isolamento social é a melhor forma de prevenção, evitando o colapso do sistema de saúde e salvando vidas.

Em relação a abertura de alguns comércios, o médico Caio Rosenthal demonstrou preocupação porque, segundo ele, “não há previsão para que a curva de contaminação diminua e o Brasil está muito abaixo do padrão de testagem mundial, sendo um dos países que menos testa”.

O Ministério Público criou um gabinete de crise integrado com especialistas em saúde com objetivo de articular e fomentar a atuação do MPSP enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Esta reunião, cumpre um dos objetivos do grupo de trabalho.

A reunião, organizada pelo GT de enfrentamento ao COVID-19 do Gabinete do PGJ, pelo CAO Cível e pela Escola Superior do MPSP, foi realizada pelo Teams.

Notícias relacionadas