Violência psicológica contra mulheres é tema de debate na Escola Superior - MPSP - Escola
Violência psicológica contra mulheres é tema de debate na Escola Superior
Evento faz parte da série Mulheres e Direitos que busca aproximar o diálogo com a sociedade
Nesta quarta-feira (25/08), aconteceu o sexto webinar da série Mulheres e Direitos. Desta vez, o tema abordado foi “Ser mulher após 15 anos da Lei Maria da Penha: a violência psicológica”, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ESMP.
Clique aqui para assistir.
A Lei Maria da Penha completou 15 anos neste mês. Nesse período, houve muitos avanços, mas persistem muitos desafios. Uma das importantes conquistas foi a recente aprovação do novo tipo penal de violência psicológica. Apesar dessa forma de violência estar prevista na Lei Maria da Penha, não havia um crime correspondente na legislação.
A violência psicológica consiste numa conduta que cause danos emocionais e na autoestima ou que vise prejudicar ou controlar as ações de uma mulher ou mesmo o comportamento, a crença e as decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, entre outros. Durante o evento, ela foi abordada sob diversos olhares, para uma compreensão ampla desse fenômeno que atinge tantas mulheres.
Para a exposição foram convidadas Alice Bianchini, vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ) e integrante do Grupo de Pesquisa Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade; Karina Diniz Oliveira, médica psiquiatra e docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; e Thaís Nunes, jornalista e documentarista especializada na cobertura de direitos humanos, justiça e segurança pública.
Já a mediação foi realizada por Valéria Diez Scarance Fernandes, promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP.
Sobre a série:
A série Mulheres e Direitos busca aproximar e agilizar o diálogo com a sociedade civil e com a comunidade científica sobre a situação da mulher e a garantia de seus direitos no Brasil.