Temas diversos

Webinar debate a africanidade e a Base Nacional Comum Curricular

Documento é responsável por nortear o ensino nas escolas públicas e privadas de todo o país

Nesta terça-feira (24/08), aconteceu o webinar “Africanidade e a Base Nacional Comum Curricular.” O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da ESMP no Youtube. 

Clique aqui para assistir. 

O objetivo foi discutir as melhores práticas para abordagem da africanidade nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que consiste num conjunto de normas para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino no Brasil. 

Por sua vez, africanidade se refere às raízes da cultura brasileira que têm origem africana. O modo de ser, de viver, de organizar suas lutas, próprio dos negros brasileiros e, de outro lado, às marcas da cultura africana que, independentemente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu cotidiano. 

As exposições foram feitas por Natanael dos Santos, historiador, escritor e coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Educação, Direitos Humanos e Relações Étnico Raciais da Universidade Zumbi dos Palmares; Amanda França, secretária executiva de Políticas da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Osasco; Regina Bruhns Rossini Andrade, diretora de Divisão Pedagógica na DRE Pirituba/Jaraguá de São Paulo; e Regis Luiz Lima de Souza, secretário de Educação de Cajamar. 

Já a mediação foi realizada por Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, procurador de Justiça e diretor da Escola Superior do MPSP. 

Abertura  do evento Abertura  do evento
 

Notícias relacionadas