Temas diversos

Webinar discute formas de combate à violência sexual contra crianças

Apuração, trabalho infantil e atuação integrada foram os principais temas da segunda parte do evento

Nesta terça-feira (31/5), aconteceu a segunda parte do webinar “O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: entre a responsabilização e o cuidado”, transmitido ao vivo pelo YouTube da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. 

Clique aqui para assistir à segunda parte do evento 

Para falar sobre os desafios na apuração dos crimes violentos contra crianças e adolescentes, contamos com a exposição de Mariana da Silva Ferreira, médica legista e sexóloga forense do IML/SP. O debate foi a cargo de Angelita Maria Rios, médica da equipe de Sexologia Forense e Perícias Psíquicas do Instituto Geral de Perícia/RS. Já a presidência da mesa, ficou a cargo de Gleudson Malheiros Guimarães, promotor de Justiça do MPMA. 

A segunda exposição abordou a atuação do Ministério Público do Trabalho no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes como uma das piores formas de trabalho infantil, com Juliana Bortoncello Ferreira, procuradora do MPT-RS. Como debatedora, participou Marcia Rabelo Sandes, promotora de Justiça do MPBA e como presidente de mesa, contamos com Mirella de Carvalho Bauzys Monteiro, promotora de Justiça assessora da ESMP 

A última exposição do evento debateu as experiências de atuação integrada dos Estados, que contou com a presença de 5 expositores das regiões sudeste, nordeste, norte, centro e sul.  

Dentre os expositores do tema, contamos com Renata Brandão Lazzarini, promotora de Justiça do MPSP; Sasha Alves do Amaral, promotor de Justiça do MPRN; Monica Rei Moreira Freire, promotora de Justiça do MPPA; Henrique de Carvalho Pugliesi, promotor de Justiça do MPMT; e João Luiz Botega, promotor de Justiça do MPSC e coordenador da Comissão Permanente da Infância e da Juventude (COPEIJ).  

Já a presidência da mesa ficou a cargo de Natalie Riskalla Anchite, promotora de Justiça do MPSP. 

O webinar foi realizado pela ESMP, em parceira com MPSP, Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ), Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). 

Mesa 1 do evento Mesa 2 do evento Mesa 3 do evento

Notícias relacionadas