Temas diversos

Debate sobre o papel do MP encerra curso História da Democracia no Brasil

Aula final foi ministrada por Hugo Mazzilli, professor e procurador de Justiça aposentado do MPSP

Encerramento do evento Após oito encontros, o curso História da Democracia no Brasil teve seu encerramento, nesta sexta-feira (25/06), com uma aula sobre a democracia e o papel do Ministério Público, ministrada por Hugo Nigro Mazzilli, advogado, professor e procurador de Justiça aposentado do MPSP. 

Para Juliano Medeiros, historiador, doutor em Ciência Política e professor do curso, “o papel que o Ministério Público cumpre e cumpriu, no processo de construção da nossa democracia, tem sido muito importante, pois a democracia no Brasil é muito frágil, muito limitada, como nós vimos ao longo das aulas, nossa democracia ainda está em construção”. 

Logo no primeiro dia da divulgação do curso, as vagas se esgotaram rapidamente. Ao todo, foram mais de 120 alunos, entre integrantes do MPSP, advogados, psicólogos e demais representantes da sociedade. No encerramento, muitos alunos elogiaram o conteúdo do curso e a equipe da Escola Superior. 

O curso abordou um tema “tão sensível e importante para que tenhamos uma sociedade mais justa”, na visão de Regina de Oliveira e Costa, promotora de Justiça do MPSP. Parabenizando a Escola Superior Ana Sofia da Fonseca Pereira, servidora da instituição, destacou que as aulas foram “maravilhosas, pois fizeram refletir a respeito de temas tão importantes para a nossa sociedade”.     

No debate, os comentários dos alunos também demostraram preocupação com a defesa da democracia. Falando sobre o contexto geral das discussões, Liliana Mercadante Mortari, vice-corregedora-geral do MPSP, elogiou o curso e ressaltou que ele é “mais do que necessário nestes tempos em que vivemos”. 

Já Maria Izabel do Amaral Sampaio Castro, promotora de Justiça do MPSP, destacou que as aulas permitiram “viajar pela história de nosso Brasil, cujo conhecimento é imprescindível para compreendermos o momento que estamos passando”.

Abertura do evento Palestrantes do evento

 

Sobre o curso 

O objetivo foi demonstrar que a dialética entre liberdade e autoritarismo; entre democracia e autoritarismo, pode ser “historicizada” em períodos que constituem avanços e recuos no longo caminho de afirmação de uma sociedade democrática. 

As aulas foram divididas de acordo com a cronologia de diferentes momentos históricos do Brasil, abordando temas como o futuro da democracia, oligarquia, modernização conservadora, período militar, Constituição Federal de 1988, democracia neoliberal, desdemocratização no século XXI e a democracia e o papel do Ministério Público. 

Durante o curso, alunos também assistiram às aulas dos professores convidados Valério Arcary, doutor em História Social pela USP; Vivaldo Vieira Barbosa, doutor em Direito pela Universidade de Harvard (EUA); e Gilberto Maringoni, jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro.

Valério Arcary Gilberto Maringoni Juliano Medeiros e Hugo Mazzilli

Notícias relacionadas