Institucional

Biblioteca da Escola Superior é integrada à Biblioteca do Ministério Público de São Paulo

Diretora da ESMPSP e PGJ participaram da cerimônia de integração na sede do MPSP

Na quarta-feira (18/9), aconteceu a solenidade de integração da Biblioteca Hermínio Alberto Marques Porto (ESMPSP) à Biblioteca Cesar Salgado (MPSP), com o objetivo de ampliar o acervo disponível e facilitar o acesso às obras de maneira unificada. A procuradora de Justiça e diretora da Escola Superior, Tatiana Viggiani Bicudo, participou da cerimônia de integração.  

Também compuseram a Tribuna de honra: o procurador-Geral de Justiça do MPSP, Paulo Sergio de Oliveira e Costa; o procurador de Justiça aposentado e professor emérito da ESMPSP, Hugo Nigro Mazzilli; a vice-corregedora-geral do MPSP, Liliana Mercadante Mortari; o procurador de Justiça do MPSP, Fausto Junqueira de Paula; a tesoureira da Associação dos Analistas Jurídicos do MPSP, Ana Sofia da Fonseca Pereira. 

Os promotores de Justiça e assessores da Escola Superior, Cynthia Pardo (chefe de gabinete), Ana Trotta Yaryd, Florenci Cassab Milani e André Pascoal da Silva estiveram presentes. 

A Biblioteca Hermínio Alberto Marques Porto, inaugurada em 2010 na sede da Escola Superior do MPSP, homenageou um dos grandes juristas que integraram o Ministério Público do Estado de São Paulo. 

Familiares de Hermínio Porto compareceram à solenidade, que foi marcada por muita emoção. Hermínio Alberto Marques Porto Junior discursou em nome da família e falou da importância do pai, esposo, avô e profissional dedicado. 

O procurador-geral de Justiça do MPSP, Paulo Sergio de Oliveira e Costa, destacou que Hermínio foi o responsável por uma mudança significativa na Corregedoria, pois o órgão deixou de ser meramente punitivo e passou a ser orientador. 

A diretora da Escola Superior, Tatiana Bicudo, enfatizou o humanismo e a integridade do homenageado, o papel que ele exerceu ao combater a ditadura e fortalecer a democracia e afirmou que o novo espaço reflete seu brilho e sua importância. 

Ao final da cerimônia, foi exibido um vídeo sobre o trabalho realizado na transferência do acervo, desde o processo de higienização e transporte até a organização na sede do MPSP. Em seguida, todos se dirigiram ao novo espaço, onde foi feito o descerramento da placa pelo procurador-geral de Justiça, pela diretora da ESMPSP e pelos filhos e netos do homenageado. 

Todo o catálogo da Escola Superior foi agregado à biblioteca principal, cujo acervo jurídico é composto por doutrina, jurisprudência e legislação, dissertações, teses, obras raras e de referência. A biblioteca também conta com livros de outras áreas do conhecimento, como história, sociologia e psicologia. 

Notícias relacionadas