Temas diversos

Congresso de bioética e direito animal debate escravidão animal na USP

Diretora da Escola Superior Tatiana Viggiani Bicudo participou da abertura do evento

Aconteceu, na quinta-feira (7/11), a abertura do “IX Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal”. O evento, organizado pelo Instituto Abolicionista Animal, cuja missão é abolir todas as formas de escravidão animal, conta com o apoio da Escola Superior e está sendo realizado na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, centro de São Paulo.  

Tatiana Viggiani Bicudo, procuradora de Justiça do MPSP e diretora da Escola, participou da abertura. Ela destacou que o evento “abordará questões muito importantes na atuação de toda a rede de enfrentamento de questões tão importantes ao meio ambiente, à proteção dos animais e à própria sobrevivência da nossa sociedade”. 

A mesa foi presidida por Vania Tuglio, promotora de Justiça do MPSP, especializada em Direito Ambiental pela Universidade Castilla-la Mancha, de Toledo, Espanha. 

Luis Fernando Rocha, promotor de Justiça do Centro de Apoio Operacional Cível e Tutela Coletiva (CAO Cível) do MPSP, representou o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. 

A programação ainda terá a participação de Alexandra Facciolli Martins, promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), que apresentará “A atuação do Ministério Público na defesa da fauna silvestre”. No primeiro dia, além das palestras sobre relevantes temas relacionados ao direito animal, haverá lançamento de livros. 

O Congresso termina na sexta-feira (8/11). No segundo dia, serão discutidos estudos acadêmicos envolvendo o direito animal e a filosofia dos direitos animais. 

Notícias relacionadas