nota educação antirracista - MPSP - Escola
Escola lança curso Formação e Capacitação Antirracista e discute o preconceito no Brasil
Curso on-line e gratuito tem 4 módulos e carga horária de 65 horas
Aconteceu, na quinta-feira (28/11), o evento de lançamento do curso "Formação e Capacitação Antirracista”, que discutiu a desigualdade social no Brasil, o preconceito e a importância da rede de combate ao racismo. O evento foi realizado pela ESMPSP, pelo MPSP e teve o apoio da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MPSP.
Na abertura, a procuradora de Justiça e diretora da ESMPSP, Tatiana Viggiani Bicudo, destacou que “o curso Educação Antirracista do Ministério Público do Estado de São Paulo é um curso pioneiro e muito importante, e que só foi possível porque teve o envolvimento, o trabalho e a dedicação de muitas pessoas”.
Sobre o preconceito e a desigualdade racial, Tatiana afirmou: “Diante desse cenário, compreender o racismo e de onde ele vem, estranhar e desnormalizar o que está tão entrelaçado à experiência de viver no Brasil é fundamental e implica um trabalho interno profundo de cada um e letramento, para a promoção de uma consciência cultural, para desconstruir estereótipos, confrontar sistemas e estruturas que incitam à violência racial e orientar os agentes públicos em relação à superação das desigualdades, nas mais diversas esferas de atuação.”
“Porque se, de um lado, nós sabemos que o racismo vai além das atitudes individuais e das regras institucionais, estando profundamente enraizado na estrutura simbólica e material da sociedade, de outro, também sabemos que superar o racismo exige reeducar e transformar indivíduos para que eles possam reformular normas e transformar a sociedade”, concluiu.
Os temas abordados no evento foram “Desigualdade social no Brasil e a importância da Educação Antirracista”, pelo advogado Hédio Silva Júnior; “Racismo, interseccionalidades e a importância da educação antirracista”, pela promotora de Justiça do MPSP, Sirleni Fernandes da Silva; “Lançamento do curso Educação Antirracista do MPSP e da pesquisa Ministério Público e o Direito Antidiscriminatório”, coordenada pelos procuradores de Justiça Eduardo Dias de Souza Ferreira e Lauro Luiz Gomes Ribeiro, e debatidas pelos procuradores de Justiça do MPSP, Tatiana Viggiani Bicudo e Eduardo Dias de Souza Ferreira.
A palestra final discorreu sobre a “Importância da Rede de Combate ao Racismo e dos projetos desenvolvidos”, com o promotor de Justiça do MPSP, Danilo Keiti Goto, e analista jurídica do MPSP, Milene Cristina Santos.
O evento foi exclusivamente on-line e teve transmissão pelo canal da ESMPSP no YouTube.
Sobre o curso
O curso é composto por 45 aulas, divididas em 4 módulos, que estão organizados no ambiente virtual de forma independente. Constam de cada um videoaulas que ficarão disponíveis e poderão ser acessadas de acordo com a disponibilidade dos participantes. O participante terá o prazo de 90 dias, a partir da inscrição, para realizar o módulo em que fez a inscrição.