Institucional

Diretora da Escola Superior concede entrevista sobre Infância e Juventude à TV Câmara de Jacareí

Tatiana Bicudo destacou a importância da inclusão de jovens no aprendizado e na profissionalização

Em entrevista concedida à TV Câmara de Jacareí, a diretora da Escola Superior do MPSP, Tatiana Viggiani Bicudo, destacou a importância do “3º Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Fomento à Aprendizagem Profissional”, que aconteceu em Jacareí, na quarta-feira (27/11).   

Segundo a diretora, a importância desse evento é a sensibilização da sociedade para o seu papel na educação do jovem, no sentido amplo, que engloba tanto a inclusão do jovem no aprendizado, quanto a sua profissionalização, tirando-o do trabalho ilegal que, por vezes, pode colocá-lo em risco, inclusive, lançando-o como mão de obra barata para a criminalidade.   

Idealizado pela promotora de Justiça do MPSP, Jacqueline Navajas, o evento divulgou as ações para erradicação do trabalho infantil e fomento à aprendizagem profissional, especialmente, a implantação do Programa Jovem Aprendiz Jacareí como Política Pública Municipal.   

Os temas abordados foram o “Programa Jovem Aprendiz”, “A responsabilidade social das empresas na contratação de jovens aprendizes” e “O direito do adolescente à participação na Constituição Federal, no ECA e na Convenção dos Direitos da Criança”.    

Tatiana Bicudo ressaltou a importância de promover a profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade e destacou o papel fundamental da participação dos empresários. Ela enfatizou que é essencial que eles conheçam o trabalho realizado pela rede de apoio e pela Promotoria de Justiça de Jacareí, como forma de superarem o preconceito relacionado a esse público.   

Participaram do evento representantes de empresas locais e organizações da sociedade civil, além de autoridades, servidores públicos e jovens aprendizes, os protagonistas da ação. 

Denúncias 

Para denunciar casos de trabalho infantil, é possível acessar o canal da Auditoria Fiscal do Trabalho ou ligar gratuitamente para o Disque Direitos Humanos – Disque 100. (ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br) 

Notícias relacionadas