Direitos Humanos

O papel do Ministério Público na luta da comunidade LGBTI+ foi tema de debate

Encontro marcou o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado em 28 de junho

Nesta quarta-feira (28/6), a Escola Superior do MPSP, em parceria com a Rede de Valorização da Diversidade e o Núcleo de Inclusão Social do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva do MPSP, promoveu o webinar “A luta da Comunidade LGBTI+ e o papel do Ministério Público ", com transmissão pelo YouTube da ESMPSP. 

Há uma travessia entre a vergonha e o orgulho na luta da comunidade LGBTI+. Afirmar o orgulho de ser quem se é acaba sendo uma estratégia política de sobrevivência e enfrentamento ao ódio no país que se destaca pelo homicídio violento de pessoas trans, pela alta taxa de suicídio da comunidade LGBTI+.  

Dentro desse contexto, o objetivo do evento foi debater o papel do Ministério Público no enfrentamento deste ódio que identifica, aflige e mata essa parcela da população, no Dia Internacional do Orgulho LGBT. 

As exposições foram feitas por Ana Carolina Gomes, promotora de Justiça do MPSP, com mestrado em direitos da população gay negra; Virgínia Kersul, psicanalista; e Victória Dandara, advogada da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), especialista em Direitos Humanos. 

Já a mediação ficou a cargo de Flávio Lorza, promotor de Justiça do MPSP. 

Clique aqui para assistir ao encontro. 

Ana Carolina Gomes, promotora de Justiça do MPSP

 Virgínia Kersul, psicanalista

Victória Dandara, advogada da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA)

 

Notícias relacionadas