proteção e rota crítica - MPSP - Escola
Palestra da Escola Superior debate violência doméstica, rede de proteção e rota crítica
Evento abordou o atendimento humanizado e a não revitimização da mulher
Aconteceu, na quinta-feira (29/8), a palestra Violência doméstica, rede de proteção e rota crítica, que propôs uma análise da rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e discutiu o atendimento humanizado e a não revitimização.
A revitimização é um conceito utilizado para descrever o fenômeno pelo qual uma vítima de um crime é sujeita a um tratamento indevido e insensível durante o processo de justiça criminal, ou seja, a vítima que sofre a experiência da violência diversas vezes, mesmo após cessada a agressão original.
Durante a palestra, foram apresentados os resultados da pesquisa "Mapa de calor e planta baixa: uma análise da rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica no Brasil”.
As expositoras foram a promotora de Justiça do MPSP e coordenadora do Núcleo de Gênero, Vanessa Therezinha Sousa de Almeida, a antropóloga e coordenadora de Parcerias, Políticas Públicas e Gestão Estratégica do Instituto Avon, Beatriz Accioly Lins, e a assistente social e coordenadora da Causa de Enfrentamento às Violências contra Meninas e Mulheres do Instituto Avon, Ivanda Sobrinha.