Evento MPU Racismo Ambiental - MPSP - Escola
Racismo Ambiental na visão do Ministério Público
Apresentação
Racismo Ambiental na visão do Ministério Público: justiça climática, direitos territoriais, segurança da água e direitos humanos
Para promover um debate sobre dos impactos do racismo ambiental, expressão cunhada pelo ativista americano Ben Chavis na década de 1980 para caracterizar injustiças sociais e ambientais que atingem as populações mais vulneráveis, a Escola Superior do MPU promove seminário aberto a todos os públicos..
Com transmissão ao vivo no Youtube, o encontro pretende fomentar reflexões pautadas em soluções concretas e viáveis, bem como situar as dificuldades de acesso à água e ao território dos povos e comunidades tradicionais. O rol de palestrantes inclui ativistas e integrantes do Ministério Público com atuação em temas ligados a meio ambiente, direitos humanos, mundo do trabalho, relações étnico-raciais e justiça ambiental.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até a data da atividade. Saiba mais, no site do MPU, clicando em "Ver edital completo".
Mais informações: [email protected]
Programação
Painel I - manhã: Racismo ambiental nas perspectivas da água, de direitos humanos, da necropolítica nos territórios, do mercado de carbono, nos aspectos práticos e dos deslocados climáticos.
Sandra Akemi Shimada Kishi | Procuradora Regional da República
Odecidarewá Zana Oliveira Yalorisa | Ativista e defensora de direitos dos povos tradicionais de matriz africana
Herena Maués Corrêa de Melo | Promotora de Justiça do MPPA. Pós-Doutora em Direitos Fundamentais - Sistemas Europeu e Latino-Americano (Universita Degli Studi di Messina)
Felipe de Moura Palha e Silva | Procurador da República, Coordenador do Grupo de Trabalho Educação em Direitos Humanos da PFDC/MPF
Ximena Cardozo Ferreira | Promotora de Justiça MPRS. Doutora pela Universidade de Alicante (Espanha)
Painel II - tarde: Racismo ambiental nas perspectivas do mundo do trabalho, territoriais, da população negra e dos povos e comunidades tradicionais, dos agrotóxicos, da saúde ambiental e das relações étnico-raciais.
Moderadora: Edelamare Barbosa Melo | Subprocuradora Geral do Trabalho
Wilson Rocha Fernandes Assis | Procurador da República. Diretor do Projeto Territórios Vivos. Mestre em História pela UFG. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Sevilha/Espanha
Lilian Regina Furtado Braga | Promotora de Justiça coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e do Programa O Ministério Público e a Comunidade do MPPA
Marco Antonio Delfino de Almeida | Procurador da República. Doutor em História Indígena pela Universidade Federal da Grande Dourados (2023).
Palestra de encerramento:
Andréia Coutinho Louback | Jornalista pela PUC-RIO, mestre em relações étnico-raciais pelo Cefet/RJ e Fulbright Scholar na University of California Davis.