Infância e Juventude

Direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital é tema de debate

Encontro marcou o lançamento das cartilhas do Instituto Alana e do MPSP

Nesta segunda-feira (26/6), a Escola Superior do MPSP, em parceria com a Área da Infância e da Juventude do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva do MPSP e o Instituto Alana, promoveu o webinar “Direitos de Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital: lançamento das cartilhas do Instituto Alana e do MPSP", com transmissão pelo YouTube da ESMPSP. 

A proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital é urgente, seja pela utilização massiva da internet por essa parcela da população, seja porque os riscos atrelados a essa utilização são cada vez mais palpáveis.  

Durante o webinar, foram lançadas duas cartilhas temáticas produzidas pelo MPSP em parceria com o Instituto Alana, para orientar os promotores de Justiça com atuação na área. 

A publicação "Comentário Geral Nº 25 sobre os direitos das crianças em relação ao ambiente digital: versão comentada", documento da ONU com diretrizes sobre direitos da criança na internet, foi contextualizada por Renata Rivitti, promotora de Justiça do MPSP, e Maria Mello, coordenadora do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana.  

O primeiro painel abordou a cartilha "Trabalho Infantil Artístico nas Redes Sociais", com exposição de Thaís Rugolo, advogada do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, e mediação de Rosana Cipriano, promotora de Justiça do MPRJ. 

Já o segundo painel falou sobre a cartilha "Violências Contra Crianças no Ambiente Digital", com exposição de João Francisco Coelho, advogado do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, e mediação de Lister Caldas Braga Filho, promotor de Justiça do MPSP.

Abertura do evento Primeira mesa de debate Segunda mesa do evento

Clique aqui para assistir ao encontro. 

Leia a cartilhas aqui

 

Notícias relacionadas