Temas diversos

Educação e Conselho Tutelar em Presidente Prudente

Seminário abordou temas como gestão democrática e desafios da educação

Dr. Ozorio e plateia A cidade de Presidente Prudente sediou o seminário “Educação e o Conselho Tutelar” na segunda-feira, 28 de agosto.

O evento, promovido pelo 2º Núcleo Regional do CEAF/ESMP e pelo Grupo de Atuação Especial de Educação do Estado de São Paulo – GEDUC – núcleo Presidente Prudente, contou com a presença de 280 pessoas, entre conselheiros tutelares, secretários municipais de educação, dirigentes de ensino e diretores de escolas da região.

Dr. Luiz Antonio e plateia

Pela manhã foram proferidas três palestras: “Gestão Democrática nos Espaços Educativos”, por Antônio Carlos Ozorio Nunes, promotor de justiça assessor do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Direitos Sociais – área de educação; “A Educação: dilemas e desafios”, do promotor de justiça João Paulo Faustinoni e Silva, integrante do GEDUC; e “O Conselho Tutelar e a Educação”, por Luiz Antônio Miguel Ferreira, promotor de justiça integrante do GEDUC – núcleo Presidente Prudente.

Dr. João Paulo

O período da tarde foi dedicado à abordagem prática e aos debates sobre os seguintes temas: indisciplina; evasão escolar; ausência de providência da escola com faltas reiteradas; negligência dos pais – retirada dos filhos da escola; ato infracional e bullying; ausência de articulação com a rede/município; vaga em escola municipal; irregularidade no transporte escolar; irregularidades estruturais na escola; e vaga em escola estadual.

De acordo com o promotor de justiça Luiz Antônio Miguel Ferreira, esses temas foram sugeridos pelos próprios conselhos tutelares, numa pesquisa preliminar realizada por ele. “Acredito que é um evento que deu certo e que pode ser replicado em outros locais, devido à importância do tema e ao interesse na participação de muitos profissionais da área”, salientou o promotor.   

 

Notícias relacionadas