Temas diversos

Escola Superior e MPSP promovem evento sobre o uso da geoinformação

Modelos internacionais de regulação e formas de aplicação jurídica foram alguns dos temas debatidos

Nesta terça-feira (29/06), aconteceu o webinar “O uso da geoinformação na atuação do Ministério Público”. O evento foi transmitido ao vivo pela plataforma Teams, com a participação de integrantes do MPSP. 

No evento, foi apresentada a perspectiva do Geodireito (Spatial Law) que aborda, de modo interdisciplinar, questões territoriais e suas repercussões jurídicas, utilizando de perícias geográficas para a produção de provas, envolvendo questões ambientais, fundiárias, urbanísticas, criminais, dentre outras. No entanto, ainda é incipiente no Brasil. 

Durante o encontro, foram debatidos modelos internacionais de regulação de geoinformação, o atual estágio do Brasil, formas de aplicação jurídica de casos concretos e trabalhos desenvolvidos pelo MPSP na área da geoinformação. 

A exposição foi feita por Luiz Ugeda, advogado e geógrafo; e Alexandre Ciuffa, geógrafo e assessor do Centro de Apoio Operacional à Execução (CAEx)- MPSP.  

O debate foi realizado por João Santa Terra, Leonardo Romanelli e Luís Fernando Rocha, promotores de justiça do MPSP e a mediação foi feita poro Nabil Alameddine, geógrafo e assessor do CAEx – MPSP. 

Os integrantes do MPSP que não puderam acompanhar a reunião conseguem assistir pelo canal de Stream da ESMP.

Palestrantes do evento Palestrantes do evento Abertura do evento

Notícias relacionadas