Escola Superior firma convênio com Instituto Nacional de Capacitação dos Estados Unidos - MPSP - Escola
Escola Superior firma convênio com Instituto Nacional de Capacitação dos Estados Unidos
O objetivo é cooperação acadêmica, científica e operativa, possibilitando acesso à capacitação
Nesta terça-feira (18/8), foi oficializado convênio entre a Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP) e o Instituto Nacional de Capacitação e Investigação da Procuradoria-Geral dos Estados Unidos (NAGTRI), um organismo de capacitação da Associação Nacional de Procuradores-gerais dos Estados Unidos da América (NAAG).
O objetivo é estabelecer regras gerais de colaboração no intercâmbio de atividades de cooperação acadêmica, científica e operativa entre ambas as instituições, criando assim oportunidades de capacitação para os membros de ambas as instituições, compartilhando experiências e o intercâmbio de servidores públicos, com a finalidade de aprimorar as estratégias para o papel do Ministério Público nos dois países.
Reunião
Na abertura da reunião, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, diretor da ESMP, destacou a importância do aprimoramento da atuação do Ministério Público diante dos desafios dos crimes transnacionais.
“Sabemos que o crime não conhece fronteiras e, como nos Estados Unidos e no mundo, os promotores de Justiça de São Paulo estão sendo capacitados em diversas áreas jurídicas, com o objetivo de aprimorar sua atuação na defesa dos direitos sociais, da ordem jurídica e o Estado Democrático de Direito, principalmente nas ações de combate ao crime transnacional, conhecendo as melhores formas de atuação conjunta entre órgãos e países”, enfatizou Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.
Representando o NAAG, Gina Cabrejo, advogada colombiana e instrutora de justiça criminal para programas da América Latina, salientou a importância da cooperação internacional e o compartilhamento de experiências.
“É um prazer realizar esse acordo com a ESMP, esperamos que seja possível colaborar e ter a oportunidade de trabalhar juntos pelos benefícios dos nossos países. Uma parte importante em uma investigação eficiente é ter a colaboração de instituições nacionais e também internacionais, faremos uma troca de experiências e treinamentos virtuais”, lembrou Gina Cabrejo.
Já Zenon Tertius, promotor de Justiça assessor da ESMP, registrou um agradecimento especial a André Luiz Nogueira da Cunha, promotor de Justiça de Catanduva que iniciou as tratativas com o instituto dos EUA, que tornaram possível a realização deste convênio.
Participou também da reunião Adriane Sader, coordenadora administrativa da ESMP.
Confira o convênio na íntegra!
Sobre o NAGTRI
O NAGTRI é um organismo de capacitação da Associação Nacional de Procuradores-gerais dos Estados Unidos da América (NAAG) que tem o objetivo de o ajudar seus integrantes a cumprir as responsabilidades dos cargos e prestar serviços jurídicos de alta qualidade aos estados e jurisdições territoriais.