Temas diversos

Escola Superior oferece curso de capacitação em redação jurídica

Evento debateu os principais vícios da linguagem jurídica brasileira

Nesta terça-feira (14/6), aconteceu o curso de capacitação “Redação Jurídica: estilo profissional (forma, estrutura, coesão e voz)” no formato híbrido, presencialmente na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ESMP. 

A redação jurídica é uma das principais ferramentas de trabalho no exercício do Direito. Ela apresenta algumas especificações diferentes das outras modalidades de escrita e, por ter como um de seus propósitos o convencimento por exposição técnica, esse tipo de texto deve evitar alguns vícios muito comuns no uso da língua portuguesa e da linguagem jurídica. 

O cursoa presentou técnicas de como produzir uma boa redação jurídica analisando os principais vícios da linguagem jurídica brasileira, com base nas pesquisas realizadas nos últimos 100 anos na língua inglesa e em princípios retóricos conhecidos há mais de dois milênios.  

A exposição do tema foi feita por Antonio Gidi, professor na Faculdade de Direito da Universidade de Syracuse (New York), mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutor pela Universidade da Pensilvânia e membro da Comissão de Redação Legislativa da lei de processos coletivos do Senado da República (México).

Antonio Gidi Público Oaulo Sérgio e Antonio Gidi

Notícias relacionadas