Escola Superior recebe os novos promotores de Justiça do MPSP - MPSP - Escola
Escola Superior recebe os novos promotores de Justiça do MPSP
Abertura do curso de adaptação ocorreu no edifício-sede da instituição
Na segunda-feira (3/4), teve início o Curso de Adaptação do 94º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de São Paulo.
Cento e vinte e cinco novos promotores de Justiça, que tomaram posse na sexta-feira (31/3), participaram da abertura do curso no Auditório Queiroz Filho, na sede do MPSP.
A fala inaugural foi feita por Mario Sarrubbo, procurador-geral de Justiça; Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, diretor da Escola Superior do MPSP; Motauri Ciochetti de Souza, Corregedor-Geral do MPSP; e Paulo Penteado, presidente da Associação Paulista do Ministério Público
Após a abertura, o diretor-geral do MPSP, Michel Romano, apresentou a estrutura da diretoria-geral aos participantes.
Laércio Carrasco Junior, coordenador do Centro de Tecnologia (CTIC) do MPSP, mostrou alguns dos sistemas disponíveis e tirou dúvidas dos novos promotores.
O professor emérito da Escola Superior do MPSP e procurador de Justiça aposentado, Hugo Nigro Mazzilli, palestrou sobre “A construção do perfil constitucional do Ministério Público – suas lutas e conquistas”.
Durante a tarde, houve palestras sobre a PrevCom (Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo) e a JusPrev (Plano de Previdência Complementar Privada).
A diretoria da Associação Paulista do Ministério Público também participou do primeiro dia do curso, expondo sobre a estrutura a APMP, as atividades desenvolvidas pela associação e os convênios firmados por ela para serem usufruídos pelos associados.
Em seguida, os promotores de Justiça recém-empossados assistiram às palestras dos integrantes da banca do concurso, composta por Jaqueline Maria Lorenzetti Martinelli, procuradora de Justiça do MPSP; Juliana Banacorsi de Palma, advogada; Luiz Sales do Nascimento, procurador de Justiça do MPSP; Marco Antonio Marcondes Pereira, procurador de Justiça do MPSP; e Roberto Maia Filho, desembargador do TJSP.
Ao final da tarde, falaram Pedro Franco de Campos, procurador de Justiça decano do Órgão Especial do Colégio de Procuradores do MPSP, e Oscar Mellim Filho, procurador de Justiça secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores do MPSP.
Durante o mês de abril, os novos promotores de Justiça assistirão a palestras, audiências e plenários do júri, passarão por monitorias e atuarão em processos e inquéritos.