Temas diversos

ESMP sedia escolha de vagas dos novos estagiários do MPSP

Pela primeira vez, os estudantes de Direito fazem a escolha na sede do Centro de Estudos

Nestas segunda (27) e terça-feira (28), cerca de 600 estudantes de Direito escolhem o local onde irão atuar como estagiários do Ministério Público de São Paulo em 2020. De forma inédita, os novos integrantes da instituição fizeram a seleção de vaga na Escola Superior do MPSP, que os recebeu para celebrarem esta nova etapa do aprendizado.

“Vocês ingressaram no Ministério Público para aprender e vão atrás do conhecimento. Mas contem com a Escola, que irá, cada vez mais, estruturar o conteúdo de capacitação dos estagiários”, anunciou o diretor da ESMP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, na abertura do evento.

Na primeira etapa da escolha, os novos estagiários foram recebidos pelo Procurador-Geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, que lembrou a importância histórica do Ministério Público paulista. “Somos o primeiro MP do país a ter o formato que a Constituição Federal acolheu para o Brasil todo, o modelo de uma instituição independente, desde a década de 40”.

Smanio deu as boas-vindas destacando o papel que a Escola Superior terá nesta nova etapa de ensino de todos. “A Escola tem um papel fundamental na formação do Ministério Público de São Paulo. É aqui que temos liberdade de discutir e acolher os diversos temas que importam à instituição. Este é um espaço de construção coletiva”, afirmou.

A estudante Gabriela Cardoso Viani, que fez a escolha pela Promotoria de Justiça Cível do Jabaquara, trouxe o pai para celebrarem juntos a nova etapa. “Estou muito feliz e curiosa! Espero viver bons momentos aqui no MP, para um dia, quem sabe, fazer o concurso para a carreira”, falou animada. Para o seu pai, Silvano Viani, que também tem um filho que é analista do MPSP, é uma imensa alegria participar deste momento, “só espero coisas boas para o futuro!”.

Mais de 6 mil estudantes participaram do Concurso para estagiários do MPSP, em 2019. Os novos integrantes da instituição começam a trabalhar em fevereiro em diferentes Promotorias de Justiça de todo o estado.

O promotor de Justiça Zenon Lotufo Tertius, assessor da ESMP, convidou a todos para acompanharem o Ministério Público e a Escola nas redes sociais, “para vocês estarem sempre atualizados e conhecerem ainda mais o trabalho da instituição que agora fazem parte”. Já Levy Emanuel Magno, também assessor da ESMP, chamou a atenção para a necessidade de aperfeiçoamento constante de todos e concluiu com a missão: “lembrem sempre, a clientela de vocês é a sociedade”.

Também participaram das duas etapas de escolha de vagas desta terça-feira (27) os promotores de Justiça Mylene Comploier e José Roberto Fumach Junior, assessores da ESMP; além do subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional, José Roberto Rochel de Oliveira e o Diretor-Geral, Ricardo de Barros Leonel. Todo o processo de escolha de vagas foi liderado pela equipe do Núcleo de Estágio do MPSP, que tem a coordenação da servidora Márcia Massone e a participação dos servidores Valério Marques, Lineu Parra, Cacilda Rodrigues, Heitor Barros e Filipe Ferreira.

Veja galeria completa de fotos do primeiro dia.

Veja galeria completa de fotos do segundo dia.

Diretor da ESMP Paulo Sérgio de Oliveira e Costa durante abertura do evento Público do evento Diretor da ESMP Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, PGJ Gianpaolo Smanio e demais autoridades

 

Notícias relacionadas