Temas diversos

ESMP sedia Projeto Instruir de Capacitação Jurídica

Encontro foi destinado à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica da Região Centro de SP

plateia e mesa palestra O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (CEAF/ESMP) sediou, na tarde da sexta-feira (15/9), mais um encontro do Projeto Instruir – Região Centro de São Paulo. 

De iniciativa do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), o Projeto Instruir surgiu em 2011 com o objetivo aproximar a rede de enfrentamento à violência contra a mulher ao Ministério Público e oferecer capacitação jurídica em relação aos aspectos que permeiam esse tipo de violência. 

Estiveram reunidas cerca de 100 pessoas entre membros e servidores do MPSP, professores, assistentes sociais, psicólogas, funcionários de abrigos para mulheres em situação de violência doméstica e demais integrantes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. plateia

Na abertura, a promotora de justiça Silvia Chakian de Toledo Santos, assessora do CEAF/ESMP, disse que “enquanto houver uma mulher sendo estuprada a cada onze minutos no nosso país, vítima essa que ao acionar o sistema de justiça, ainda corre o risco de ser ainda mais vitimizada, projetos como este são fundamentais, pois contribuem para o rompimento dessa rota crítica.”

A primeira palestra ficou a cargo da promotora de justiça substituta do GEVID Fernanda Gomez Damico, que falou sobre os aspectos gerais do ordenamento jurídica brasileiro e do processo criminal. 

Em seguida, a assistente social do GEVID Núcleo Central Maria José Basaglia expôs sobre o ciclo da violência doméstica, questões de gênero e a importância da rede de atendimento para a efetivação da Lei Maria da Penha.

plateia de costas e telão

A terceira palestra teve como tema a Lei Maria da Penha e foi ministrada por Valéria Diez Scarance Fernandes, promotora de justiça coordenadora do Núcleo de Gênero do MPSP.

Fabíola Sucasas Negrão Covas, promotora de justiça assessora do CAO Cível e Tutela Coletiva – Direitos Humanos/Núcleo Inclusão Social, falou sobre a prevenção da violência doméstica com a estratégia de Saúde da Família.

A última palestra foi proferida por Silvia Chakian, cujo tema foi o modelo de atuação do GEVID e os projetos Guardiã Maria da Penha, Acolher, Integrar e Instruir.

Também falou para os participantes o coordenador do programa Guardiã Maria da Penha Laércio dos Santos Silva Filho, inspetor de Divisão Comandante da Área do Bom Retiro da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

 

 

 

Promotora Fernanda assistente social Maria José promotora Valéria promotora Fabíola promotora Silvia Inspetor Laércio

Notícias relacionadas