Ministério Público antirracista é tema de debate promovido pela ESMP - MPSP - Escola
Ministério Público antirracista é tema de debate promovido pela ESMP
Evento marcou o lançamento de livro com 26 artigos sobre o tema
Nesta quarta-feira (24/11), aconteceu o webinar “Ministério Público antirracista - a travessia necessária”. O evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.
No evento, realizado em parceria com o CAO Inclusão Social e a Rede de Enfrentamento ao Racismo do MPSP, ocorreu o lançamento de livro com 26 artigos que abordam as múltiplas faces do racismo e suas consequências, e coloca o MPSP na rota das instituições democráticas que reconhecem o racismo e a necessidade de seu enfrentamento.
Para debater o tema, alguns dos autores da obra participaram de uma roda de conversa: os promotores de justiça do MPSP Bruna Ribeiro Dourado Varejão, Claudio Luis Watanabe Escavassini, Denilson de Souza Freitas, Natalia Rosalem Cardoso e Ricardo Ferracini Neto; os analistas jurídicos do MPSP Carlos César Silva Sousa Júnior e Milene Cristina Santos; a procuradora de justiça do MPSP Jaqueline Mara Lorenzetti Martinelli; as assistentes sociais do NAT/MPSP Natália Lôbo Oliveira Cividanes e Yone da Cruz Martins de Campos; e a promotora de justiça aposentada do MPSP Elaine Maria Clemente Tiritan Muller Caravellas..
O evento ainda contou com palestra de Adilson José Moreira, professor universitário e doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard.
Já a mediação foi feita por Filipe Viana de Santa Rosa, promotor de justiça do MPSP.
O livro "Ministério Público Antirracista - a travessia necessária"
Com artigos variados, protagonizados por destacados integrantes do Ministério Público de São Paulo, o livro aborda de forma livre e plural o tema do racismo sob as perspectivas pessoais de seus autores, e de modo transversal.
Ele é uma iniciativa da Rede de Enfrentamento ao Raciscmo do MPSP, criada em setembro de 2020. A Rede faz parte da mobilização do Ministério Público de São Paulo para criar estruturas específicas de enfrentamento do racismo em sua tripla.
Você baixá-lo no formato pdf aqui.