No mês do meio ambiente, rastreabilidade dos resíduos sólidos é tema de debate - MPSP - Escola
No mês do meio ambiente, rastreabilidade dos resíduos sólidos é tema de debate
Gerenciamento dos detritos é relevante para a Política Nacional dos Resíduos Sólidos
Nesta segunda-feira (14/06), aconteceu o webinar “Rastreabilidade dos Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo” O evento foi transmitido ao vivo no canal do Youtube da ESMP.
Clique aqui para assistir.
O mês de junho é marcado pelo Dia Internacional do Meio Ambiente, que tem o objetivo de conscientizar as instituições governamentais e a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Dentro desse contexto, é essencial entender o impacto gerado pelo ser humano em relação aos resíduos sólidos, que são todos aqueles materiais, substâncias ou objetos descartados após o uso em alguma atividade humana, que não haja mais valor para quem o descartou, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
Já a rastreabilidade é uma ferramenta que permite o acompanhamento e controle da gestão desses resíduos, garantindo que os ciclos de cada um deles sejam finalizados dentro de prazos legais e cumprindo metas.
A exposição do webinar ficou a cargo de Diógenes Del Bel, diretor setorial de efluentes da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE) para o estado de São Paulo; João Luiz Potenza, assistente executivo da Presidência na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Odilon Amado, Diretor Regional Sul da ABETRE.
A mediação foi feita por Tatiana Barreto Serra, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSP.
O evento é uma realização da Escola Superior em conjunto com a Procuradoria-Geral de Justiça do MPSP e com Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva - Área do Meio Ambiente do MPSP.