Temas diversos

Residências inclusivas e terapêuticas são tema de debate na Escola Superior

Webinar apresentou aos integrantes do MPSP o funcionamento e os critérios dos espaços de moradia

Nesta terça (30/3), aconteceu o webinar “Residências Inclusivas e Residências Terapêuticas”. Transmitido ao vivo pelo Teams, o evento contou com a participação de mais de 600 integrantes do Ministério Público de São Paulo. 

O objetivo do evento foi apresentar para os integrantes como funcionam, quais os critérios e quais as normas relativas às residências inclusivas e terapêuticas. As residências inclusivas são locais de moradia destinadas a pessoas com deficiência (intelectual, motora, paralisias, visual, auditiva); já as residências terapêuticas destinam-se a pessoas com transtornos mentais, que necessitam de acompanhamento das atividades diárias. 

Durante o encontro, as exposições dos temas foram feitas por Leila Castro, supervisora especialista no Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente; Luciana Bolognini, socióloga e diretora de gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) na Secretaria de Desenvolvimento Social; Pedro Carneiro, professor do departamento de psicologia social da PUC-SP; e Vanessa Mutchnik, sócia fundadora do Instituto Envelhe-ser. 

Já a mediação ficou a cargo dos promotores de Justiça Eduardo Tostes, coordenador do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva – Área da Saúde Pública; e Sandra Garcia Massud, coordenadora do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva - Área da Pessoa com Deficiência. 

Os integrantes do MPSP que não puderam acompanhar a reunião poderão assistir pelo canal de Stream da ESMP. Clique aqui para acessar!

Abertura do evento Palestrantes do evento Palestrantes do evento

Notícias relacionadas