Temas diversos

Reunião ampliada apresenta ferramenta de captação e análise de dados

Programa criado pelo MPSP auxilia as Promotorias da Infância e Juventude na construção de políticas

Abertura do evento Nesta quarta-feira (23/2), aconteceu a reunião ampliada “Apresentação Técnica do VINEA: conecte sua promotoria ao BI  de atos infracionais”, com a participação de membros e servidores do Ministério Público de São Paulo, via plataforma Teams. A sigla BI significa Business Intelligence, ou seja, Inteligência empresarial, em inglês. 

Entenda o projeto 

O VINEA é uma ferramenta criada pelo Núcleo de Inteligência e Gestão do Conhecimento do MPSP para auxiliar as Promotorias da Infância e Juventude a analisarem dados de atos infracionais, compreenderem seus contextos e fomentarem a construção de políticas públicas eficientes.  

Este projeto compreende o desenvolvimento de três ações sequenciais: a obtenção de boletins de ocorrência de cada comarca, seguida da extração dos seus dados, resultando na disponibilização dos achados mais relevantes em painéis dinâmicos. Dessa forma, é possível conhecer as infrações mais recorrentes, o perfil dos adolescentes mais expostos e até os bairros e locais mais vulneráveis. 

Exposição 

Os expositores do evento foram os promotores de Justiça do MPSP Joel Furlan; Leonardo Leonel Romanelli (coordenador do Núcleo de Inteligência de Gestão de Conhecimento e do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro); Fatima Liz Bardelli (coordenadora da área da infância e juventude do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva do MPSP). 

Já a mediação da reunião foi feita por Mirella Monteiro, promotora de Justiça assessora da Escola Superior do MPSP.  

O encontro é uma realização da ESMP, do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva – Infância e Juventude do MPSP e do Núcleo de Inteligência e Gestão do Conhecimento do MPSP. 

Os integrantes do MPSP que não puderam acompanhar a reunião podem assistir pelo canal de Stream da ESMP. 

Notícias relacionadas