Revista Jurídica da ESMPSP atinge nível A4 no Qualis-CAPES - MPSP - Escola
Revista Jurídica da ESMPSP atinge nível A4 no Qualis-CAPES
Classificação reconhece a evolução da publicação
No final de 2022, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou o novo estrato Qualis atingido pela Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo: qualificação A4.
O Qualis é a principal classificação nacional de periódicos científicos, surgido para contribuir com a avaliação dos programas de Pós-Graduação do país. Trata-se, assim, de um significativo reconhecimento do trabalho e da evolução da RJESMPSP ao longo dos últimos anos para melhoria da qualidade de suas publicações.
Tal trabalho contemplou critérios rígidos de boas práticas de publicação nacionais e internacionais, como o sistema de dupla avaliação cega por pares para 75% dos seus artigos, pelo menos, bem como paridade entre autores, avaliadores e conselheiros editoriais de dentro e de fora do Estado de SP, observando, assim, a exogenia e a pluralidade de objetos de pesquisa, abordagens metodológicas e temas de grande alcance geográfico.
Sobretudo, a RJESMPSP prezou pela ética na escolha de seus artigos e no trato com seus pesquisadores, tornando-se uma ferramenta de pesquisa reconhecida por sua credibilidade. Tanto é assim que as diversas citações em pesquisas que recebe demonstram seu impacto na produção científica e intelectual do país.
O estrato Qualis A4 coloca a RJESMPSP no rol das grandes revistas jurídicas científicas do país. Assim, ela se firma como um periódico de apoio acadêmico e institucional para consulta e divulgação científica, inclusive do trabalho de membros e servidores do Ministério Público de São Paulo.
Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, diretor da ESMPSP, comemora a conquista, “que é fruto do trabalho sério e dedicado da equipe da Escola e de todas as pessoas que contribuíram para que nossa Revista Jurídica atingisse esse patamar. Um reconhecimento tão grandioso como esse só nos faz ter mais vontade de aprimorar a produção científica da ESMPSP, bem como tudo o que aqui é realizado”.
Para acessar a RJESMPSP, clique aqui.