Série Mulheres e Direitos debate a situação das mulheres trans e lésbicas no Brasil - MPSP - Escola
Série Mulheres e Direitos debate a situação das mulheres trans e lésbicas no Brasil
Evento abordou questões como a maternidade e a conquista em espaços públicos
Nesta quarta-feira (30/06), aconteceu o quarto webinar da série “Mulheres e Direitos”, com o tema “O que é ser mulher lésbica e trans no Brasil?”. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da ESMP.
Clique aqui para assistir ao evento.
Junho é lembrado como o mês do Orgulho LGBTQIA+ e, para ampliar o debate sobre o tema e explorar diferentes realidades, Escola Superior e MPSP promoveram este webinar.
O objetivo foi discutir a situação das mulheres trans e lésbicas no Brasil e suas múltiplas faces, abrangendo também o exercício da maternidade e a conquista dos espaços públicos.
Durante o evento, aconteceu o lançamento do volume III da Cartilha Direito e Diversidade. Nas suas 112 páginas, o livro digital conta com artigos, depoimentos e reflexões sobre temas como a Lei Maria da Penha, representatividade na política, pessoas LGBTQIA+ com deficiência, velhice, linguagem neutra, nome social, liberdade de expressão e discurso de ódio, entre outros.
Clique aqui para ler a cartilha.
A exposição foi feita por Erica Malunguinho, deputada estadual de São Paulo e educadora; Vanessa Alves Vieira, defensora pública de São Paulo, integrante do Núcleo de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial; e Marcela Tiboni, mãe, lésbica, escritora e ativista.
Já a mediação foi feita por Gabriella Lanza Passos, promotora de justiça do MPSP; e Shirley Pereira Araújo, oficial de Promotoria do MPSP.
Série Mulheres e Direitos
Busca estreitar o diálogo com a sociedade civil e com a comunidade científica sobre a situação da mulher e a garantia de seus direitos no Brasil. Já foram realizados três eventos: “O que é ser mulher negra e branca no Brasil?”, “A mulher indígena e quilombola e o papel do MPSP” e “A mãe do luto e da luta”.