Difusos

Escola Superior sedia Encontro Nacional de Promotoras e Promotores de Justiça da Educação

Palestra de abertura tratou sobre garantia da educação como direito humano

Na quarta-feira (29/11), teve início o IV Encontro Nacional de Promotoras e Promotores de Justiça da Educação, na sede do Ministério Público de São Paulo. 

O evento reforça o compromisso do MP com a defesa do Direito à Educação e com a necessidade de permanente reflexão crítica, autocrítica e aprimoramento institucional. Assim, traz para debate temas essenciais para a construção do projeto constitucional de educação pública, democrática e de qualidade a partir da contribuição de educadoras e educadores, comunidade científica, organizações da sociedade civil, representantes do Poder executivo e integrantes do Ministério Público de todo o Brasil.  

Participaram da abertura solene Mario Sarrubbo, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, procurador de Justiça e diretor da Escola Superior do MPSP; Motauri Ciochetti de Souza, corregedor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo; Tiago Cintra Zarif, ouvidor do Ministério Público de São Paulo; Tatiana Viggiani Bicudo, procuradora de Justiça secretária do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo; Gabriel Bittencourt Perez, 1º Vice-Presidente da Associação Paulista do Ministério Público - APMP; Susana Henriques da Costa; promotora de Justiça secretária Especial de Políticas Cível e de Tutela Coletiva do MPSP; e João Paulo Faustinoni e Silva, promotor de Justiça coordenador do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva do MPSP - Área da Educação. 

A palestra de abertura teve como tema a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. Ela foi ministrada por Andressa Camile Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 

O Encontro é uma realização da Escola Superior do MPSP em parceria com a área da Educação do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva do MPSP, e conta com o apoio da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e da Ouvidoria do MPSP. 

Notícias relacionadas