Institucional

Escola Superior participa de Semana Acadêmica da Universidade Zumbi dos Palmares

Evento é o primeiro da parceria firmada entre as instituições

Na última quarta-feira (11/8), a Escola Superior participou da Semana Acadêmica da Universidade Zumbi dos Palmares, que começou na segunda-feira (9/9). O evento reuniu estudantes e profissionais para discutir temas de interesse de toda a sociedade. A promotora de Justiça e assessora da ESMPSP, Florenci Cassab Milani, participou do terceiro dia e representou a diretora Tatiana Viggiani Bicudo.  

Em seu discurso, Florenci refletiu sobre o papel do promotor como uma função muito mais ampla que acusar. Ela enfatizou a necessidade de promoção da Justiça e destacou a importância da parceria da Universidade com a Escola Superior.  

O reitor José Vicente fez a palestra de abertura e destacou a necessidade de luta coletiva para o combate à degradação ambiental. Ele também mencionou (e se dispôs a contribuir com) o Projeto Cidades Antirracistas, da Rede de Enfrentamento ao Racismo do MPSP, cujo trabalho é desenvolvido com o apoio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN). 

A promotora de Justiça do MPSP, Tatiana Barreto Serra, expôs o tema “Desastres ambientais e a atuação do Ministério Público”. Ela falou sobre a investigação das causas dos incêndios florestais e destacou o fator humano como o principal responsável pelas catástrofes, seja por crime ou por negligência. 

Thayná Silva dos Santos, coordenadora do projeto “Climáticos” (desenvolvido pela Universidade e cujo objetivo é disseminar conceitos e conhecimentos da educação ambiental e combater os impactos causados pelos eventos extremos), ressaltou a importância da iniciativa para a defesa do meio ambiente em todo o planeta. As promotoras do MPSP, Florenci Milani e Tatiana Barreto, aproveitaram os momentos que antecederam ao evento para conhecer o projeto na companhia de Thayná. 

A Universidade Zumbi dos Palmares, instituição cujo principal compromisso é criar um ambiente que respeite e debata a diversidade social e racial, é focada na inclusão de pessoas negras e de baixa renda no ensino superior. 

Notícias relacionadas